quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Big Besteirol do Brasil




Terça-feira, 17 de Janeiro de 2012. Hoje se comemora o aniversário de Jim Carrey e Michelle Obama. Nesta data também nasceu Benjamin Flanklin. Este dia (e não julguem pelo nome) é dia de Santo Antão -  Pai de Todos os Monges, e comumente considerado como o fundador do monaquismo cristão (calma, é verdade!)  Poderia ser mais uma terça-feira qualquer no calendário.  Após os recentes acontecimentos que circundam o reality show Big Brother Brasil, me parece que não é bem assim... O Brasil acordou hoje discutindo o provável estupro ocorrido na casa, envolvendo dois participantes. Eis que então o dia 17-01, além de um dia tão importante na vida daqueles grandes atores (não, não os “Brothers”, falo do Jim Carrey)  além de uma oportunidade de reverenciar a memória daquele memorável estadista, inventor e escritor (não, eu não estou falando do Pedro Bial, falo do Franklin!), se torna um dia de presenciar a futilidade das conversações de grande parte de nosso povo brasileiro.
Perdoem-me os fãs e simpatizantes do programa, mas eu quero que voltemos nossas mentes para refletir sobre o real sentido de prostrar-se diante da TV e acompanhar não sei quantas pessoas vivendo confinados como ratos. O que pode se abstrair disso? Pergunto-me: em que isso soma em minha vida?
Na verdade a pergunta acima pode ser respondida, porém infelizmente não é em minha vida que haverá somas... Vamos supor o seguinte: no paredão de hoje 80 milhões de votos são computados. Suponhamos ainda que a Globo faça uma parceria com uma companhia telefônica e rateie 50% dos lucros. Vou considerar que as ligações são R$1,00 (com impostos). Daqueles 80 milhões, somados telefones e sms, são 40 milhões de reais que a Globo embolsaria. São 10 paredões, ou seja, são 10x40 milhões que é igual a R$400 milhões! Não sou bom em matemática, mas estou ousando considerar que este é um fato bastante provável e quiçá possível! E olhe bem, eu não estou considerando aqui o preço pago pelos alienados que assistem pay-per-view, produtos da casa à venda, merchandising e inserções nos intervalos comerciais.
Meus caros, minha querida e suntuosa São João del-Rei, juntamente com cidades vizinhas como Tiradentes e Santa Cruz de Minas passaram recentemente pela maior enchente das últimas 2 décadas! Para que entendam o tamanho de minha revolta, convido a refletirem sobre para o que estamos voltando nossos olhos! Seria necessário mesmo perdermos tempo discutindo a vida de pessoas que são nitidamente joguetes do maior grupo de comunicação da América Latina? Por que não pouparmos um pouco em ligações e sms e destinarmos esta quantia às vítimas da enchente? (ouso supor que 40 milhões dariam para socorrer mais que 3 cidades) Daí você pode argumentar que todos têm o direito a distração, lazer e entretenimento. Eu concordo! Porém, muitas daquelas pessoas que viram a água invadirem suas casas estão precisando muito mais do que lazer, elas estão precisando de um teto, de comida, roupas, remédios ou de um colchão pra dormir (e não trocar carícias para virar notícia na TV!) 

Um comentário:

  1. Caro amigo, eu nem sei o que dizer sobre o Big Brother... só sei que o nosso tempo livre disponível não volta atrás... a vida urge!

    ResponderExcluir